15 de outubro de 2014

Meio Ambiente e sustentabilidade no Clube de Ciências

O Clube de Ciências é uma das atividades atreladas ao “Projeto Escola em Movimento”, os encontros acontecem semanalmente na EMEF Professora Marili Dias com a Coordenação e Mediação da Professora Iracema Felix. Neste espaço trabalha-se com conceitos de Educação Ambiental. Os alunos do ciclo autoral que participam deste clube estão aprendendo e ajudando as turmas do Ensino Fundamental I a formar uma cultura de defesa do planeta. Como? Envolvendo-os nesse processo de reflexão, atraindo as crianças em tarefas multidisciplinares e, assim, construindo novos jeitos de se relacionar com a realidade à sua volta.


 No inicio da nova estação, Primavera, foram plantadas gramas e diversas espécies de plantas de jardim, para revitalização do canteiro de entrada da escola. O plantio de cada espécie foi feito por representantes das turmas dos segmentos que a escola atende, assim sendo, 9 espécies plantadas neste canteiro ficarão sob os cuidados e responsabilidade dos alunos pertencentes aos 1º s anos e consecutivamente até os 9º anos, realizando o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das plantas.




   O objetivo do Clube de Ciências é formar cidadãos de consciência ecológica,seres humanos "que tem e disseminam valores éticos, atitudes e comportamentos ecologicamente corretos.” Através do Projeto Escola em Movimento e do Clube de Ciências, foi possível articular diversos conteúdos e criar uma cultura de trabalho sobre a questão ambiental duas vezes por semana, com as turmas do ciclo autoral e dos anos iniciais do Ensino Fundamental .






















A professora Iracema, faz palestras nas salas de aulas e as crianças participam de rodas de bate-papo com os alunos do ciclo autoral, sobre diversos assuntos, inclusive alimentação saudável; coleta seletiva e conscientização sobre desperdício e lixo descartado no pátio da escola, outrossim, faz-se reflexão sobre a necessidade de cuidar do espaço verde da escola e do entorno.Os alunos das series iniciais além de participarem do plantio das mudas, também foram chamados para observar e entender fenômenos da natureza através de estudo do meio,passando a entender como se dão as interferências do ser humano na paisagem.

3 comentários:

  1. Muito bom este trabalho!Em lugar de continuar a decorar conteúdos, o aluno exercita habilidades, e através delas, a aquisição de grandes competências . Isto sim é educar

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Professora Iracema . O educador é aquele que prepara as melhores condições para o desenvolvimento de competências, isto é, aquele que, em sua atividade, não apenas transmite informações isoladas, mas apresenta conhecimentos contextualizados, usa estratégias para o desenvolvimento de habilidades específicas, utiliza linguagem adequada e contextualizada, respeita valores culturais e ajuda a administrar o emocional do aprendiz!Você é uma professora nota DEZ!!!!Continue assim.

    ResponderExcluir
  3. Prof. Samuel Nogueira17 de outubro de 2014 08:33

    Vejo que nesta escola, existem professores preocupados na formação de alunos que desenvolve raciocínio próprio, que faz
    relações entre um conceito e outro, que sabe lidar com conceitos, que sabe aplicar o conhecimento
    em situações novas ou diferentes tanto na sala de aula como fora dela, que sabe explicar uma ideia
    com suas próprias palavras. Enfim um projeto que não está só no papel!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!