15 de outubro de 2014

Teatrinho na Sala de Leitura da Escola

Gabrielle,Camila Vitória,Laisa.Vitor,Professora Luita,Gabriela Vitoria
 A apresentação do “Caçador de Borboletas” de Maria Clara Machado envolveu além dos encontros para ensaio da história, um trabalho artesanal dos alunos, pois foram eles que produziram os personagens ( bonecos) com sucata e também ajudaram na construção do cenário e sonoplastia. . Esta peça de teatro é uma das histórias que estão no Subprojeto “Uma história fugiu do Barril”, o qual subsidia a proposta didático pedagógica do Projeto Escola em Movimento, que tem como principal objetivo a apropriação dos diversos espaços da escola para formação do leitor e cidadão critico. 

 Conforme Professora Susete Mendes, Orientadora da Sala de Leitura e responsável pelo “Clube da Leitura”, o teatro de fantoches é uma estratégia pedagógica que pode favorecer de maneira significativa a prática docente, pois, tanto os alunos que apresentam quanto aqueles que assistem às apresentações têm sua imaginação estimulada, além de desenvolver habilidades cognitivas.



A participação neste tipo de atividade dinamiza o processo de leitura e escrita, além de ser uma atividade interativa que potencializa a linguagem. A ludicidade que envolve a manipulação de fantoches e a representação através da fala e manipulação dos bonecos no processo ensino aprendizagem desenvolve a responsabilidade e a auto expressão, estimulando a construção do conhecimento sobre o mundo. Em meio ao prazer, à maravilha e ao divertimento vivenciado a partir das narrativas, vários tipos de aprendizagem acontecem.

VEJA O VÍDEO:

6 comentários:

  1. Parabéns pelo excelente trabalho...uma tarde para guardar na memória!!!!

    ResponderExcluir
  2. Fernanda de Castro17 de outubro de 2014 08:18

    Parabéns!Vocês, optaram pelo caminho certo; o professor é um elemento chave na organização das situações de aprendizagem, pois compete-lhe dar condições para que o aluno "aprenda a aprender", desenvolvendo situações de aprendizagens diferenciadas, estimulando a articulação entre saberes e competências. Amei esta atividade!

    ResponderExcluir
  3. ESCOLA INFANTIL MEU CASTELINHO ENCANTADO17 de outubro de 2014 08:48

    Gente, adorei este projeto! valoriza a nossa arte popular,visto que, nos dias de hoje as crianças se acostumaram mais a ver os fantoches da TV (muitas vezes, participando de programas que importamos) , além disso só sabem brincar com super-heróis de plástico e bonecos eletrônicos que se movimentam sozinhos ao invés de fabricar seus próprios bonecos e dar vida a eles com as suas próprias mãos. È um belo incentivo para as crianças exercitarem a arte de contar histórias umas às outras, e de conviver umas com as outras.

    ResponderExcluir
  4. Para mim foi bastante legal participar desse teatrinho de fantoches e ver um lindo sorriso no rosto de cada criança.

    ResponderExcluir
  5. Gabrielle Lopes e Gabriela Manara20 de outubro de 2014 05:44

    foi muito bom participar do teatrinho de fantoches e foi uma boa experiencia.obg susete

    ResponderExcluir
  6. Wendy Nicolly, Geovana Menezes e Geovana DaS=========28 de abril de 2016 06:18

    Ótiiimooo o trabalho de vocÊs

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!