O Projeto Político
Pedagógico da EMEF Professora Marili Dias tem como referência os pressupostos
teóricos de Jean Piaget, Paulo Freire e Vygotsky. Ao explicitarmos os
principais conceitos que esse Projeto Político Pedagógico comporta deixamos
claras as fontes das quais procedem nossas ações pedagógicas. Retomarmos
conceitos destes teóricos neste momento significa redimensionar o Projeto desta
Unidade Escolar dentro da proposta pedagógica da Secretaria Municipal de
Educação.
Isto expressa a
necessidade de contextualizar o conteúdo proposto por SME (Direitos de
Aprendizagem) na cultura que o aluno traz de sua comunidade, respeitar as fases
de desenvolvimento do aluno propostas por Jean Piaget, saber que a Educação se
processa na inter-relação social, sujeita as chuvas e trovoadas do momento
(Vygotsky), e significa sobretudo acreditar que se a Educação, sozinha, não
transforma o mundo, sem ela a transformação jamais acontecerá (Paulo Freire).
A Educação do século
XXI revela um deslocamento do enfoque individual para o social, político e
ideológico. Neste contexto a escola tem como função desenvolver a capacidade de
pensar, isto é, ensinar a pensar criticamente. Isto exige o domínio de um
conteúdo chamado de procedimental da ordem do “saber fazer”.