1º Fórum Participativo Palmares Vive


Jovens fazem mobilização cidadã e organizam uma mesa de diálogo com: comunidade, escola e poder público.





No dia 24 de setembro o grupo Nas Ondas do Marili promoveu o Fórum Participativo Palmares Vive na EMEF Prof. Marili Dias, com o objetivo buscar novos conceitos de participação e soluções para as questões do bairro e da comunidade. 
Apresentação Cícero
A apresentação foi dirigida pelo professor Fábio Machado de o aluno Cícero Ivanilsom, que convidaram os alunos para apresentar os trabalhos de desenvolver as propostas. As alunas do 5º ano A Vitória Feitosa Ferreira, Thayane Camilly Valadares e Maria Vitória Manara abriram a noite com a exposição de um roteiro que foi desenvolvido coletivamente pelos alunos da turma depois de saída de campo.
A ideia de realizar o fórum surgiu com o trabalho do memorial das biografias do bairro, ou seja, o trabalho de campo consistia na coleta de nomes das personalidades das ruas. Na pratica isso não aconteceu, pois quando os alunos saíram para colher material, promoveram um debate da situação do bairro, suas dificuldades e problemas. O trabalho de oficina de fotografia realizado voluntariamente pelo Jornalista Wesley Diego Emes e a fotógrafa Tayná Diego Emes resultou na Mostra Fotográfica “Palmares Vive” que foi exposta.
Alunos apresentam seus trabalhos ao lado do
parceiro da escola, o Jornalista Wesley Diego Emes
Também surgiu a proposta por parte dos alunos de usar uma enquete para fomentar a participação da comunidade, com a participação de 627 pessoas, os resultados foram apresentados no fórum. Ao unir escola, comunidade e, poder público (Subprefeito de Perus Carlos Roberto Massi e o Dirigente Regional de Educação de Pirituba Marcos Manoel dos Santos), esperamos realizar discussões, debates, e mais que isso, a construção participativa de um plano de ações que traga benefícios para o bairro.
Ao final do encontro o evento recebeu um novo nome “1° Fórum Participativo Palmares Vive”, pois foi concordado que haverá outros encontros, o próximo já está previamente agendado para novembro, a intenção é criar um ecossistema comunicativo para encontrar as soluções que todos buscam.

Texto: Sandra Santella.
Aluno repórter: Cicero Ivanilson

Postagens mais visitadas