28 de setembro de 2014

DISCIPLINA FAU/USP na nossa escola

PLANEJAMENTO DE BAIRROS

OFICINA DA CIDADE / TERRITÓRIOS PARA A VIDA


Neste sábado dia 27 de setembro recebemos a visita dos professores e alunos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU USP), o encontro foi oportunizado pelo amigo da escola – o ativista cultural da Comunidade Cultural Quilombaque José Soró a quem agradecemos a parceria.

Estiveram presentes pessoas que compõe o cenário de lutas na região de Perus como: Gabriel Fernandes, Maria Helena Bezerra, Marcio Bezerra, Mario Bortoto, Regina Bortoto e Dona Genoveva moradora do Morro Doce e líder comunitária, que contou suas histórias de lutas e conquistas do nosso bairro, ainda estiveram presentes as professoras da FFLCH USP Simone Scifoni e Sueli Furlan.Em muitos momentos as propostas do grupo se assemelham aos nosso trabalho, nesse sentido vivenciamos um dia de trocas de experiências e vivencias.






O professor Euler Sandeville Jr, (FAU USP) traz para a discussão em sua disciplina como

... “a cidade deve entendida como um espaço cultural e educador, potencialmente produtor de conhecimentos, e abrigo de relações afetivas, e assim o tema articulador. Nesse espaço, o complexo de paisagem da Fabrica de Cimento Perus, protegido inclusive por tombamento e que integra, em sua origem enquanto valor social, cultural e educativo uma luta da população local que remonta a mais de 40 anos, ganha um foco necessário, reforçado também pelo reconhecimento no Plano Diretor do parque “A Luta dos Queixadas” em torno da Fábrica e vila operária. Aliás, Território e parque, decorrem dessa luta transgeracional da população e das ações da Universidade Livre e Colaborativa e do Movimento pela Reapropriação da Fabrica de Cimento Perus, que vem a somar-se a outros movimentos em torno das questões da cultura e do ambiente na cidade”.

Nós estivemos no movimento “Caramanchão Cultural Perus” que aconteceu no mês de maio deste ano, confira cobertura:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!