20 de setembro de 2014

Cine Clube Marili Dias

O QUE ACONTECE NESTE ESPAÇO E FORA DELE...

Membros do Cine clube no Laboratório de Informática Assistindo ao filme "A invenção de Hugo Cabret
O objetivo  das oficinas do Projeto Escola em Movimento é lançar mão de diferentes linguagens midiáticas  para apresentação e desenvolvimento de assuntos, temas ou conteúdos específicos, onde o aluno é impelido a construir algo, como, por exemplo, criação de vídeos, propaganda, reportagens, documentários, etc.
Professora Luita e a aluna Guilhermina, mediando debate
O Cine Clube Marili Dias é uma das oficinas que acontece uma vez por semana no programa especial do “Projeto Escola em Movimento”. Esta oficina é mediada pela professora de Informática Educativa Luita Helena Castro e protagonizada por alunos do 6º ao 9º ano, que semanalmente se reúnem para assistir, refletir e debater diversos gêneros de filmes. Os alunos Luis Fernando 9ºA (filmes de entretenimento) e Guilhermina Mayara (filmes cult) 8º ano C, são responsáveis pelas sugestões dos filmes os quais após democrática votação, são assistidos pelo grupo e compartilhados com  convidados. Nesta oficina o objetivo vai para além do uso das mídias como ferramentas, pois o intuito é formar um indivíduo crítico que não aceite de forma passiva o que lhe é apresentado pelos meios de comunicação social. Assim sendo, estes encontros semanais, possibilitam a formação de um cidadão capaz de escolher, analisar com competência e critérios o que está sendo transmitido assumindo um posicionamento crítico.
Do mês de março até setembro de 2014, os alunos assistiram e debateram filmes como: Thor – O mundo sombrio, Show de Trumam, A menina que roubava livros, A invenção de Hugo Cabret, Django Livre.
Convidados Curso pedagogia Uniararas - Turma F - Morro Doce, chegando no Anfiteatro
Para os filmes Thor – O mundo sombrio e Django Livre  foi proposta uma atividade para além dos muros da escola,promoveu-se um Cine Debate no anfiteatro do CEU Parque Anhanguera, com convidados da comunidade , EMEF Pq. Anhanguera e alunas do curso de pedagogia da UNIARARAS com polo nesta região.
Boas vindas ao publico para o Cine Debate ( Professora Luita, Aluna Guilhermina e Professora Susete Mendes


No filme Thor – O mundo sombrio; foi abordada a questão do herói .
Ao optar por este filme,os alunos e seus convidados puderam refletir sobre as seguintes questões: o que faz de um indivíduo qualquer um herói na atualidade? Por que suas ações se destacam e provocam tanta admiração nas pessoas? O publico convidado foi alunos do 6º ao 8º ano , estudantes do CEU Pq.  Anhanguera.






Para o Filme Django livre, as questões abordadas foram: escravidão, racismo, preconceito, violência tendo como pergunta central “O que é liberdade?” e o publico alvo foi alunos universitários.









Os alunos do Cine Clube Marili Dias, encantaram a todos com a desenvoltura e capacidade de encaminhamento das discussões complexas que emergem na sociedade contemporânea, mediados pela linguagem e pelos símbolos em situações reais. 
Membros do Cine Clube Marili Dias

Convidados do Cine Debate



postado por Susete Mendes


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!