14 de maio de 2014

CONCURSO DE FOTOGRAFIA "CIDADÃO AFRO BRASILEIRO" NA EMEF PROFª MARILI DIAS



O Projeto "Escola em Movimento” organizou o concurso de fotografias, “Cidadão Afro Brasileiro”, e realizou exposição das fotos no espaço escolar no dia 10 de maio de 2014, para visitação e votação do júri popular. 
Junto à exposição de fotos construímos um cantinho Afro, onde fizemos degustação de algumas iguarias inspiradas na culinária africana, além da exposição de objetos que representam a cultura Afro na sociedade brasileira. 
 Os visitantes foram recepcionados pelos alunos do projeto.
Ficamos muito felizes com o resultado, pois, observou-se uma entusiasmada participação da comunidade do entorno e o reconhecimento da influência africana não só estética, mas também nas artes, culinária e religiosidade do povo brasileiro. 

Os professores responsáveis por este projeto estão comprometidos com a transformação social e acreditam que no espaço escolar é possível construir saberes necessários para a formação do homem, do cidadão e do trabalhador. Assim, a partir da realidade constatada no cotidiano, buscam estratégias que possam ressaltar as relações que ali acontecem.

[...Trabalhar com as diversidades culturais explorando as diferenças etno raciais que estão postas, tanto na sala de aula como na sociedade, é possibilitar a reflexão crítica, o pensar do aluno a partir de seu lugar, de suas experiências de vida, de suas lutas diárias. Propor ações afirmativas e trazer à tona a diversidade, não é, de imediato, uma atitude de pacifismo pedagógico ou de resoluções da contradição posta na sociedade. Ao contrário, é inserir o conflito no seio da vida real, da escola, e enfrentá-lo, explicitando as diferenças, trabalhando com clareza as contradições. Expostas as diferenças, aparecem as feridas da diversidade e as dificuldades de aceitá-las. Surgem os fatos, as alegrias, os sentimentos, os medos, os traumas, os enfrentamentos e, com eles e a partir deles é possível trabalhar em busca do novo, do conhecimento reelaborado e, aí sim, no caminho em busca da cultura da paz.] Pesquisa em 14 de maio- http://pt.slideshare.net/culturaafro/histria-e-cultura-afro-brasileira-e-africana-6754265

3 comentários:

  1. Quero agradecer a todos os alunos do Marili Dias pela efetiva participação e principalmente pela demonstração de conscientização da importância do tema que que já estão demonstrando no nosso cotidiano. Parabéns aos colegas que como sempre alegraram a todos com um lindo trabalho. Parabéns a equipe gestora, pelo apoio e incentivo. E muito obrigada Susete Mendes, por permitir que eu fizesse parte de um projeto tão lindo!

    ResponderExcluir
  2. Plínio Pereira de Sousa15 de maio de 2014 08:18

    Foi realmente lindo. Quem me conhece sabe que sou um entusiasta defensor da fotografia. Fico muito feliz que esta linguagem seja trabalhada com nossos alunos.

    O importante em qualquer evento realizado em nossa escola é o consenso daquilo em que acreditamos, o consenso sobre quais valores o Marili deve assumir. Só assim os nossos trabalhos poderão refletir uma mesma identidade, não a nossa, a de nossa escola.

    ResponderExcluir
  3. Professor Plínio, obrigada pelas palavras. Quero aproveitar a oportunidade e agradecê-lo , pela sua participação efetiva neste projeto. Adoramos a fotografia de sua autoria cedida para nossa exposição. Sua participação e sua opinião é sem dúvida nenhuma muito importante para nossos alunos.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!