9 de abril de 2015

Café Literário “Versos em Tom e Rima”


Oficina de Educação em Direitos Humanos

Aconteceu no CEU Parque Anhanguera, dia 09 de abril, a oficina de Direitos Humanos “Café Literário”, o café foi organizado pela EMEF Marili Dias e a professor Cristiane Reinoldes orientou as atividades. Embalados pelo tom musical com apresentação de percussão e leituras de poemas do Sarau “Valeu Zumbi”, da EMEF Jd. Monte Belo, os alunos poetas acolheram o público e despertaram a plateia para começar o dia com um bom café.
A professora da sala de Leitura do CEU EMEF Parque Anhanguera, Miriam Gonçalves, iluminou o dia com contação de Obax, texto de André Neves, a leitura foi a chave de entrada para o mundo literário, completadas pela leitura de poema dos alunos da EMEF Prof. Marili Dias.
O bate papo ficou por conta dos convidados, Stephanie de Araújo estudante de direito e ativista cultural, falou especialmente ao universo da mulher negra, suas especificidades, demandas, lutas, conquistas, Whellder Guelewar militante do movimento negro, atualmente coordena as atividades “Terça Afro”, que acontecem semanalmente no CCJ (Centro Cultural da Juventude) da Vila Nova Cachoerinha e falou da importância de momentos como esse acontecer para fomentar o debate sobre identidade “e que isso aconteça o ano todo e não só em novembro”, completa.
O escritor Plínio Camillo apresentou suas obras e trouxe a experiência da literatura a flor da pele para o debate, o bate papo despertou nos participantes o gosto pela literatura, o prazer pela leitura e a descoberta da realidade presente em suas obras. Livros do autor foram adquiridos para continuação da leitura nas EMEFs.

O CEU Parque Anhanguera, enquanto espaço da periferia está restrita aos arquétipos que lhe são atribuídos, entretanto, ao ser vista como categoria discursiva, se configura enquanto centro de produção de cultura e tomada de decisões políticas. Consequentemente, a juventude desta/nesta periferia, é composta por sujeitos ativos, produtores de cultura e capazes de influenciar a produção do nosso território.







  


7 comentários:

  1. Willian e Cauan Rabello 6ºD22 de abril de 2015 03:25

    Uma atividade muito boa e alegre, nós achamos a atividade no CÉU muito divertida e interessante

    ResponderExcluir
  2. Camile Vitoria Soares e Melyssa Braga Cruz 6 D22 de abril de 2015 03:25

    OIIII gente do site achei muito legal o site da nossa escola eeeeeee

    ResponderExcluir
  3. Karine e Vitoria 6D22 de abril de 2015 03:25

    Nós achamos muito legal

    ResponderExcluir
  4. o café literário foi muito educativo , e legal tiveram muitas poesias teve música e muitas pessoas

    ResponderExcluir
  5. salve povo eu gostei dessa pagina da escola

    ResponderExcluir
  6. Beatriz e Bianca 7 ANO A22 de abril de 2015 04:07

    achei muito legal isso super interessante e interativo,as fotos também

    ResponderExcluir
  7. vinicius 7 anoa a22 de abril de 2015 13:15

    nossa ficou bastante legal parabens

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!