Workshop "Jornalismo para todos"

Revista Digital Contexto



Os alunos da Imprensa Jovem “Nas Ondas do Marili”, participaram do WorkShop “Jornalismo Para Todos” no dia 16 de agosto e se preparam para produzir um material de reportagem que será publicado pela revista Digital Contexto em sua próxima edição. Os debates giraram em torno do Direito à Comunicação.
O que é jornalismo e quem o faz? Quem pode fazer jornalismo? O jovem pode exercer seu papel de cidadão e participar ativamente na mídia? Essas foram as questões que envolveram o debate. A resposta você vai poder conferir na próxima edição da revista, em setembro, onde os alunos publicarão suas reportagens sob orientação da revista.
A Contexto é uma revista online bilíngue sobre política, movimentos sociais e cultura, patrocinada pela Qatar Foundation International, organização do Oriente Médio com foco em educação. Como parte do trabalho desenvolvido pela revista, é realizado os workshops para jovens que têm interesse em seguir por essa área e, mais do que isso, para mostrar que eles podem se agentes de mudança e podem retratar o que acontece em sua comunidade.
Em resumo, o workshop busca explicar aos jovens o que se torna matéria, o que vira história em jornal. Desde entender o porquê de buscar fontes até entender melhor a estrutura do texto (apresentar lead, entrevistar pessoas, etc), tudo com ajuda da jornalista Priscila Bellini e do Hamilton Octavio de Souza, professor da PUC-SP, ex-editor da revista Caros Amigos e atualmente um colaborador da Vírus Planetário.
O resultado desse trabalho você pode conferir na confecção das reportagens que foi traduzida para inglês e árabe e publicada juntamente com a revista de setembro. 

Acesse o link: Revista Digital Contexto

Postagens mais visitadas