25 de abril de 2014

CONCURSO FOTOGRAFIA- CIDADÃO AFRO BRASILEIRO EDITAL 01/2014




PROJETO ESCOLA EM  MOVIMENTO
1 – APRESENTAÇÃO
A EMEF PROFESSORA MARILI DIAS vem por meio deste convidar os alunos e comunidade da Vila Palmares-Morro Doce ,interessados a participar do Concurso Fotográfico Cidadão Afro brasileiro. O Concurso é realizado pela escola e organizado pelo Projeto “Escola em Movimento”, sem nenhuma finalidade comercial.
2 – DO OBJETO DO CONCURSO
O Concurso Fotográfico Cidadão Afro brasileiro tem como objetivo estimular a criação fotográfica como manifestação artística e cultural, buscar um rompimento do preconceito quanto a identidade entre o negro e sua cultura, registrando e divulgando  expressões culturais africanas, além de valorizar a importância desta cultura para a história do Brasil, bem como o orgulho do povo brasileiro de ser descendente de negros.
3 – DA ORIENTAÇÃO SOBRE O TEMA
O Concurso Fotográfico Cidadão Afro brasileiro tem como tema  a cultura e o padrão estético negro e africano em detrimento de um padrão estético e cultura afro cultural branco europeu, haja vista que ainda persiste em nosso país um imaginário étnico-racial que privilegia a brancura e valoriza principalmente as raízes europeias da nossa cultura. Para o temas proposto, serão considerados somente os itens mencionados abaixo:
·         Cenários religiosos ( espaços e praticas religiosas africanas)
·         Cenários gastronômicos ( espaços e pratos com influência da culinária africana)
·         Moda e beleza (homens, mulheres, jovens e crianças afrodescendentes no entorno da escola e dentro dela( desde que autorizados legalmente)





4 – DO CONCURSO
4.1 – Da Inscrição
O presente Concurso é exclusivamente cultural, sendo dispensada a obtenção de qualquer autorização, conforme o art. 30 do Decreto nº 70.951, de 9 de agosto de 1972.
O Concurso é aberto somente para alunos da EMEF Professora Marili Dias e comunidade da Vila Palmares - Morro Doce interessados. Prevalecerá a criatividade do fotógrafo.

·         A inscrição deverá ser feita com as Professoras Luita, Susete Mendes e Iracema Felix, na sala de projetos, 2º andar , no Prédio da EMEF Professora Marili Dias, Rua Antonio Conselheiro nº 1- Vila dos Palmares A partir do dia 01 de abril  até dia 30 de abril de 2014, a partir das 13h30 até as 15 horas , de Segunda-feira a quinta-feira.
·         As fotos encaminhadas não poderão conter aspectos contrários à moral, aos bons costumes ou às legislações federal, estadual ou municipal vigentes. Não poderão também incentivar a violência, tampouco conter qualquer espécie de indicação de preconceito racial, religioso, social ou político, sob pena de o participante ser desclassificado deste concurso e ainda responder integralmente por qualquer dano causado.


As fotografias deverão ser entregues ( CD ou pendrive) no endereço abaixo:

Concurso Fotográfico “Cidadão Afro Brasileiro”
Categoria:  digital
A/C: Projeto Escola em Movimento / Professoras Luita, Susete Mendes e Iracema Felix
EMEF Professora Marili Dias, Rua Antonio Conselheiro nº 1- Vila dos Palmares
Sala de projetos, 2º andar ,
No remetente deverá constar o nome do aluno completo, turma. Envelopes cujo remetente não esteja identificados serão desclassificados.
A data limite para entrega dos trabalhos é o dia 30 (trinta) de abril de 2014.
4.2 – Categorias e Seleção dos Trabalhos
O presente Concurso possui uma categoria conforme mencionada no item abaixo:
4.2.1 –  Digital ( câmeras ou celular)
Fotografias em suporte digital devem ser produzidas em equipamento com capacidade igual ou superior a 5.0 megapixels, contendo a resolução mínima de 300 DPIs.
Cada participante poderá se inscrever com no máximo (2 duas) fotografias, em cor e ou em preto e branco, em formato 20 cm x 30 cm.

4.3 – Dos Requisitos para o Concurso
Os trabalhos devem OBRIGATORIAMENTE retratar o Cidadão afro brasileiro, bem como seus cenários e contextos, segundo especificações do item 3.

Na(s) fotografia(s) inscrita(s) deverá(ão) constar, o nome da foto, o nome do(a) fotógrafo(a) e o local onde foi tirada a fotografia, que deverá retratar Cidadão Afro Brasileiro, segundo especificações do item 3.

Além dos Cds/pendrive, o envelope deverá conter o termo de cessão de direitos do uso de fotos.

Não poderão concorrer trabalhos que já participaram de outros certames ou que já foram premiados em outros concursos.

O participante nesta promoção assume, desde já, que o trabalho apresentado é inédito e de sua autoria e que não constitui plágio de espécie alguma, conforme declarado no termo cessão.

4.4 – Da Seleção e do Resultado
Serão considerados pela Comissão Julgadora: tema proposto, técnicas fotográficas, estética e criatividade.
Serão desclassificadas as fotografias:
·         Que estejam em desacordo com o item 3.
As fotografias serão expostas no pátio da EMEF Professora Marili Dias, no dia 10 de maio de 2014 – Das 10h as 16 h e serão julgadas por júri popular.
A decisão final é inquestionável e irrecorrível.

O resultado do Concurso será anunciado no dia 13 de maio de 2014, nas dependências da EMEF professora Marili dias as 14 horas; na ocasião, os vencedores serão informados para efeito de recebimento, de suas medalhas e certificados de participação.

4.5 – Dos Prêmios
Além das três primeiras colocações, serão escolhidas mais cinco, entre todas que participarem do Concurso, as quais receberão  menções honrosas.
Os prêmios serão assim distribuídos:
4.5.1 Categoria  Digital

1º Lugar: Medalha dourada
2º Lugar: Medalha prateada
3º Lugar: Medalha bronze
Somente uma fotografia por autor poderá ser premiada como 1º, 2º e 3º lugares
As fotografias inscritas, inclusive as premiadas em 1º, 2º e 3º lugares e as que receberam menções honrosas, poderão ser publicadas no Grupo  Facebook - Som & Imagem do Marili Dias e no Portal Marili Dias – www.portalmarilidias.blogspot.com e/ou em exposições fotográficas que venham a ser realizadas pelo Projeto Escola em Movimento.
5 – DISPOSIÇÕES FINAIS
A inscrição neste Concurso implica a aceitação pelos participantes, de forma ampla e irrestrita, de todas as exigências e disposições deste Regulamento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!