Teatrinho na Sala de Leitura da Escola

Equipe do projeto e Professora Luita
 A apresentação do “Caçador de Borboletas” de Maria Clara Machado envolveu além dos encontros para ensaio da história, um trabalho artesanal dos alunos, pois foram eles que produziram os personagens ( bonecos) com sucata e também ajudaram na construção do cenário e sonoplastia. . Esta peça de teatro é uma das histórias que estão no Subprojeto “Uma história fugiu do Barril”, o qual subsidia a proposta didático pedagógica do Projeto Escola em Movimento, que tem como principal objetivo a apropriação dos diversos espaços da escola para formação do leitor e cidadão critico. 
Conforme Professora Susete Mendes, Orientadora da Sala de Leitura e responsável pelo “Clube da Leitura”, o teatro de fantoches é uma estratégia pedagógica que pode favorecer de maneira significativa a prática docente, pois, tanto os alunos que apresentam quanto aqueles que assistem às apresentações têm sua imaginação estimulada, além de desenvolver habilidades cognitivas.
A participação neste tipo de atividade dinamiza o processo de leitura e escrita, além de ser uma atividade interativa que potencializa a linguagem. A ludicidade que envolve a manipulação de fantoches e a representação através da fala e manipulação dos bonecos no processo ensino aprendizagem desenvolve a responsabilidade e a auto expressão, estimulando a construção do conhecimento sobre o mundo. Em meio ao prazer, à maravilha e ao divertimento vivenciado a partir das narrativas, vários tipos de aprendizagem acontece.

Postagens mais visitadas